domingo, 5 de junho de 2016

FINLÂNDIA:VOCÊ JÀ NOTOU DIFERENÇA ENTRE TEMPO DO RELÓGIO E SEU TEMPO EMOCIONAL? LEIA AQUI SOBRE









  Da série: LUGARES A QUE A VISUALIZAÇÃO CRIATIVA ME LEVA"

Silja Line Symphoni,6/06/2016

Tínhamos planejado ir à Finlândia no feriado passado daqui da Suécia. Eu não senti que era época e Ari não quis ir sozinho. Não fomos.

Agora era (e é) feriado hoje, Dia Nacional da Suécia, e resolvemos ir ver a mãe do Ari.
Paula,irmã do Ari, avisou que estaria em Loppi e iria nos encontrar no chalé de verão onde íamos ficar nesses dois dias, sábado e domingo(na verdade um dia e meio já que o navio sai de Helsinki às 16:00 e precisamos estar na fila às 15:00; como estamos a 100 quilômetros de Helsinki, em Loppi, cidade do Ari, saímos de lá antes das 14:00).

Anne, irmã dele também, telefonou para dizer que gostaria que telefonássemos quando estivéssemos já em Helsinki porque estava pensando em ir conosco para o chalé. Chegamos, telefonamos e ela disse que o marido resolvera ir também e eles chegariam às 16:00 ao chalé. Ari pediu que ela trouxesse vegetais para o churrasco e ele compraria a carne.

Começamos a viagem para Loppi.  No caminho paramos e compramos peixe, carne, tudo para salada, diversos pães(íamos tomar café ao invés de almoçar e faríamos um ajantarado para o horário em que Anne e Mauri estivessem já lá.), margarina, frios, queijo, salada de camarão pronta, leite...

Ah! muito importante: compramos "batata nova" "new potato" "uusi peruna" sem a qual o Ari não vive/sobrevive no verão, época em que elas são encontradas para comprar.
Li outro dia no jornal sueco Metro que essas batatas só podem ser lavadas(com escovas ou luvas especiais porque são vendidas com a terra em volta, como foram colhidas) na hora exata em que serão cozidas. Eu sorri para mim mesma e pensei " Já sei."

Quando morei na Suíça no final da década de 80(cheguei lá no meio do ano de 1988, de mudança), Ari morava em Estocolmo. Passei um mês com ele em Estocolmo antes de ir para Lausanne na Suíça onde morei até 19991.(A Visualização Criativa me levou para a Europa, especificamente para Lausanne. É história longa que já contei, que conto nos meus cursos e vou contar novamente em outro post)

No primeiro verão em que ele me visitou lá, ele me disse que estava procurando batas novas e não estava achando. Eu olhei para ele sem entender. Eu não sabia que batata era essa e o porquê daquela entonação de voz como se isso fosse o mais importante do mundo em matéria de comida. Ele me explicou o que era, entendi, mas não entendi a importância. Ele passou o verão reclamando algumas vezes da inexistência dessa batata. Mas, graças a Deus, sobreviveu e bem.

Agora no chalé lavei novamente essas batatas na hora de elas irem para a panela. Até hoje não consegui me apaixonar por elas, mas tudo bem; já há um apaixonado por elas na nossa casa e isso é suficiente.

Ari organizou tudo para o churrasco: filé mignon, peixe, queijo haloumi(Anne levou porque não como carne), cebolinha verde, pimentão vermelho, alho, acendeu a churrasqueira no jardim e fez um delicioso almoço/churrasco, que comemos sentados à mesa lá dentro.
Eu limpei as batatas e ele pôs para cozinhar e fez o molho de manteiga com cebolinha verde; eu fiz a salada(Anne trouxe um vinagre balsâmico que para mim não é exatamente isso: é um "gel" de uvas brancas maeio adocicado; gostei e fotografei o vidro; é da marca italiana Bertolli, que tem azeite.Cada um usou na sua salada; era novo para nós e resolvemos não por na salada toda.
Almoço delicioso. Parabéns ao chefe.
 Nesse entremeio, tínhamos já visitado a Saimi, mãe do Ari; Paula já tinha vindo da visita a ela antes de eu e ARi irmos e tomamos café juntos. Depois de nossa visita, tomamos café novamente.

Quando Ari estava cortando os legumes para o churrasco, Antti, filho da Anne, telefonou; Ari disse que estávamos no chalé de verão e ele então nos convidou para almoçarmos no domingo com ele e Emil(Emilia), que acabaram de se mudar para um apartamento maravilhoso em Helsinki. Aceitamos o convite para domingo às 13:00.
Imaginem que tínhamos acabado de passar por uma loja finlandesa de que gostamos muito, a Penttik, para comprarmos um presente para a casa nova dos dois; decidimos comprar e depois vermos quando poderíamos encontrar. Bingo! Sincronicidade: Antti telefonou no mesmo dia! Almoço foi maravilhoso ontem. Depois conto.
Depois do almoço Paula voltou para Helsinki e Mauri e Anne ainda ficaram conversando por um tempo. DEpois que saíram, Ari e eu fomos ler e eu fiquei fazendo vídeos em diferentes horários para mostrar a vocês, meus queridos/as leitores/as. Ficaram bastante bons para uma amadora iniciante.

E o melhor: Paula me ajudou a fazer o primeiro vídeo ligado à Visualização Criativa. Estou muito feliz e sei que esses de anteontem são alguns de muitos que se seguirão.
Gratidão a vocês que sempre me apoiaram com a atenção e tempo de vocês, lendo meus posts.

E agora me digam, não parece a vocês que tudo isso que contei e mais os vídeos que vou publicar, algo que possa se considerar acontecido de 10:00 às 22:00 do mesmo dia?
Na minha opinião, o que aconteceu na "realidade local", aquela em que vivemos, foi muito menos do que o que aconteceu na "realidade não-local". O que acham?
Para mais detalhes sobre essas duas realidades, venha fazer meu curso "O PODER DINÂMICO DA VISUALIZAÇÃO CRIATIVA 1" numa das datas possíveis. Vale a pena. Espero vocês.
Abraços.
Alzira Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário