segunda-feira, 18 de julho de 2016

HELSINKI: MINHA MEMÓRIA ME LEVOU PARA...HELSINKI JULHO 1988!!!!! FOTOS

 Estocolmo, 18/07/2016

Exatamentre em frente a esse palco eu me lembro que eu e Patrícia, minha prima que viajou comigo em julho de 1988 de trem pela Europa: chegamos a Helsinki de avião, pegamos o navio para Estocolmo(o mesmo que vocês já me viram pegar várias vezes) e de lá começamos a viajar de trem até Paris.

Eu me lembro perfeitamente de nós duas sentadas num banco nessa praça de Helsinki, na avenida principal, Esplanadi, com sol brilhando e uma banda tocando nesse palco que vocês vem na foto abaixo.

Exatamente a mesma cena que vi no sábado passado, 16/07/2016, exatamente 28 anos atrás.
Não é incrível? 28 anos depois estou ainda, graças a Deus, ao Ari e à visualização criativa, frequentando os mesmos lugares e vendo as mesmas cenas.

Me lembro muito bem da minha sensação de espanto, surpresa, desapontamento e desalento, tudo junto, por uma situação que parece pequena, mas não era assim naquele momento para mim: momento de contenção de despesas no começo da viagem nos pedia escolhas acertadas; eu havia decidido beber um chocolate quente e o chocolate era feito com água no lugar do leite.

Ai, quanto desapontamento! Não tinha poder para reverter a situação e minha escolha não me deu a sensação de estar alimentada.

Nessa viagem de semana passada, no navio eu comprei chocolate quente no café da manhã chegando a Helsinki. Ari gentilmente comprou e me avisou que era com água quente da máquina e o saquinho de chocolate.
Ai que mudança! Não disse nada a ele, não fiz comentários(um aprendizado que comecei faz muitos anos e que dá resultados excelentes: viver sem reclamar!). Voltei ao balcão do café e disse que queria comprar leite quente para meu chocolate. O homem que atendia me mostrou onde estava o leite e me disse que podia esquentar no microondas.
Havia uma mulher, jovem, fazendo alguma coisa atrás do balcão; ela disse algo a ele e eu não entendi; ele fez cara de aceitar e me disse:" Espere". Esperei. Ele pegou o leite e esquentou como para capuccino, com espuma, na máquina.
Sorri para os dois, agradeci, peguei meu leite e o chocolate e voltei feliz da vida pra mesa. Ari me disse "Você foi pedir leite quente" E eu: "Claro".

Na volta para Estocolmo tomei chocolate quente e o local era outro. Perguntei se era com leite. Era. Se era quente e não morno. Era. Pedi e estava delicioso. E a senhora que me atendeu muito gentil e simpática!
 Dá pra ver a banda no palco?
 Aí acima vocês vem o café/restaurante Kapelli na parte que fica em frente ao palco em que a banda dava o show.
Esse café é extremamente moderno apesar de ter mais de século de idade. Sentada lá no sábado tomando café conversava com Ari sobre a impressão que deve ter causado quando foi inaugurado, assim tão cheio de vidros como se vê atualmente por todo lado.

Já sentei nesses salões com Ari e pessoas da família dele; já sentei com colegas de classe de finlandês, já sentei com conhecidas. Não sei se estive aí com minha irmã que me visitou em Helsinki.
Com Patrícia nunca entrei aí. Estou esperando que ela venha me visitar para irmos a Helsinki juntas de navio, repetindo a viagem. Quem sabe nos sentaremos então aí?
 Foto tirada da mesa onde eu e Ari nos sentamos para tomar um café no Kapelli antes de irmos pegar nossa condução que podem ver na foto abaixo. Tirei a foto por causa da cor escolhida para pintar as madeiras e metais.
Havia muita gente nas ruas com o sol brilhando.

Abraços.
Alzira








2 comentários:

ivonebuehler@gmail.com disse...

Que legal. E é uma cidade linda. Bjs

Visualize Criativa disse...

É mesmo linda!
Abraços.
Alzira

Postar um comentário