A
transformação se realiza quando não existe medo, quando não existe
“experimentador e experiência”. É só então que se verifica a revolução
que está fora do tempo.
Tal revolução, porém, não é possível, quando estou tentando
transformar o “eu”, quando estou tentando transformar “o que é” noutra
coisa diferente. Sou o resultado de compulsões e persuasões de toda
ordem, sociais e espirituais, resultado de todo o condicionamento do
impulso de aquisição, nisso está baseado o meu pensar.
O importante é compreender que a mente que quer fugir de um estado
para outro está sempre funcionando dentro da esfera do tempo e, por esse
motivo, não há revolução, não há transformação. Se fordes realmente
capazes de compreender isso, estará então plantada a semente daquela
revolução radical, a qual entrará em ação, sem precisar fazer coisa
alguma.
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Se sou capaz de compreender o novo dia, se estou morto completamente
para o “ontem”, que já é “coisa velha”, morto para todas as coisas que
aprendi, que adquiri, que experimentei e compreendi, há então revolução
em cada momento que vem, e há transformação. Mas o morrer para ontem não
é atividade da mente.
A mente não pode morrer por força de uma determinação, de evolução,
de um ato da vontade. Se a mente reconhecer a verdade de que não pode
produzir transformação alguma por ação da vontade, ou por meio de uma
determinada conclusão ou compulsão — e o que se produz por essa maneira é
apenas uma continuidade, um resultado “modificado” e não uma revolução
radical; se a mente estiver silenciosa, por uns poucos segundos apenas,
para apreender a verdade dessa asserção, vereis, então, acontecer uma
coisa extraordinária, independente de vós mesmos e da mente.
Ocorre
então, interiormente, uma transformação, sem nenhuma interferência da
mente, que é pensamento condicionado. É um extraordinário estado mental,
esse em que não existe “experimentador” e não existe “experiência”. Daí
resulta uma revolução total. Esta revolução total é a única coisa que
pode trazer a paz ao mundo.
Porque a verdade não pertence ao tempo, a verdade não pertence a
nenhum grupo, nenhuma religião, nenhum mentor, nenhum discípulo. Onde há
um mentor, onde há um seguidor, onde há uma nacionalidade, lá não está a
Verdade.
A Verdade só pode surgir, quando a mente compreendeu e se acha tranquila; só então pode manifestar-se aquela Realidade.
Jiddu Krishnamurti
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