sexta-feira, 5 de julho de 2013

Uma experiência gastrômica:restaurante Pos3(Postres) em Helsinki


   



 


   
    Nessa minha última viagem a Helsinki, no começo do verão na Escandinávia, fomos pra Loppi a 100 km de Helsinki, cidade do Ari e onde a mãe dele mora.

    Em dois dias da semana, na segunda e quinta, Ari trabalhou e eu fiquei em Helsinki nos dois dias sentada no café Fazer trabalhando no blog.

    Na segunda, como já contei em outra postagem, almocei no Sasso. Senti que dessa vez me desapeguei do Sasso. Desapego é sempre bom!

    Na quinta feira, depois de tentar tomar o café da manhã no Fazer e não conseguir porque o bufê já estava fechado, resolvi realizar meu sonho de almoçar no Pos3(o nome vem escrito assim na fachada).


    Saí do Fazer, andei pela alameda da Esplanadi e rápido estava lá. Entrei, disse que queria mesa pra uma pessoa e se possível na janela. Já estavam todas reservadas e aceitei a que havia. E dava pra ver lá fora.

    O restaurante foi reformado faz pouco. Tem um salão não muito grande e um menor. Serviço muito atencioso e simpático.

    Escolhi o menu de três pratos, o mais barato. O outro era de cinco pratos.

    Me trouxeram os pães e eu amei um adocicado, pequeno, em formato de bolo comprido. Gostei do outro também. A manteiga, dois tipos, veio numa pedra, como eles usam atualmente por aqui.

    Minha entrada era uma sopa fria de melão. Fiquei imaginando como seria. Pois bem: um prato fundo, com aquela parte funda no meio; no fundo uns quadradinhos de melão branco e uns suspiros feitos de mousse de queijo de cabra. Então o garçom veio com a calda fria de melão vermelho e despejou sobre. Os suspiros boiaram. Uma delícia a sopa.

    O segundo prato era peixe com purê de batatas. Veio num daqueles pratos imensos: num dos lados do prato ¨pintaram¨uma faixa verde com um molho consistente e arrumaram o peixe(2 postas grelhadas) sobre o purê. Em volta, mini legumes e esses matinhos da floresta, na moda depois do aparecimento do restaurante Noma, em Copenhagem, primeiro do mundo durante um tempo, que difundiu a volta aos produtos da Escandinávia. Outra delícia! Havia um outro peixe, formato de hipocampo, atravessando o prato, fino e frito. Muito bom.

    Aí, chegou a hora da sobremesa e já tinha comido bastante pão com manteiga e conversado com o maître, muito simpático, que me perguntou de onde eu era. Conversamos e disse a ele que escreveria sobre o restaurante no meu blog e enviaria pra ele.
   A sobremesa foi um purê de maçã no prato como fundo, pouco, uma bolo em pedaços irregulares sobre e um sorvete, formatado com 2 colheres, sobre o bolo. Huuum! Tudo maravilhoso.

    Deixei meio pão adocicado pra levar pra Ari provar e pedi pra levar. A garçonete fez um embrulho chiquérrimo em papel manteiga e depois num quase pergaminho com um lacre vermelho com o sinete do Postres fechando. Para minha surpresa, dentro havia um pão inteiro. Fiquei feliz.

    No outro dia, me deliciei novamente com o pão. E a mãe do Ari também, a Saimi.

    Ari me disse então que o restaurante tem uma estrela no Michellin! É um dos melhores restaurantes de Helsinki, se não o melhor. Foi uma execelente aventura. Aconselho.

    Hoje descobri que fecham para almoço agora. A Regina, minha amiga de aventuras gastronômicas, estará em Helsinki por 1 dia agora com o pai e o marido e queria almoçar lá. Vou aconselhar outro.
Pena.


We will be closed during lunch from 8th of July until 11th of August. We will be open during this time Tuesday to Saturday from 6 pm to midnight.
Welcome!
Postres

Ravintola Postres
Eteläesplanadi 8, 00100 Helsinki
Puh. 09 66 33 00 varaukset@postres.fi














Kuusi jäätelö_EN_0342











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário