sábado, 6 de julho de 2013

Céu de brigadeiro, sol brilhando, gaivotas gritando:Estocolmo!!!!!!!

Hoje tivemos um lindo dia de sol e céu azul em Estocolmo. Eu e Ari saímos  cedo de casa. A Hornsgatan, nossa rua, estava vazia.
   Nossa rua fica atrás desse morro na foto abaixo.

O mesmo morro, avermelhado pelo por do sol de verão. É uma luz incrível.
Fica assim mesmo como está na foto. Cartão postal.

Aí na foto abaixo está uma parte da minha rua. Se continuarmos até o fim chegaremos ao mar.

commons.wikimedia.org

Não andamos hoje nessa parte porque viramos na primeira à esquerda pra irmos para o metrô. Fomos até Ostermalmstorg.(Abaixo)

Sentamos num café na praça pra bebermos água, tomar sol e esperar que as lojas e o Saluhall abrissem.Resolvemos conferir e Saluhall já estava aberto.

www.pps.org

Entramos. É muito bonito por dentro. Já tinha esquecido como era. Lá se pode comprar comida, comer lá mesmo, comprar peixe, queijos e muito mais.
    Hoje Ari e muitas outras pessoas fotografaram um enorme bacalhau exposto sobre gelo moído. Tinha de 20 a 25 kg, segundo eles.
    Abaixo está uma amostra dos queijos.

www.voltaaomundo.net

Daí caminhamos para Stureplan, até a Sturegallerian.

www.virtualtourist.com

www.panoramio.com

commons.wikimedia.org

Passamos por essa ¨ilha¨ do Gateau(nova lá, porque essa padaria está se espalhando pela cidade. Os bolos são lindos e parecem gostosos) e fomos tomar café num café ao lado, também dentro da Galeria.
   Disse ao Ari que tinha estado lá essa semana e não achara o restaurante em que estivera com ele lá uma vez. Ele me mostrou que ele ficava no fim da galeria, numa outra direção. Aí está ele.

www.minustio.se

Saímos na rua em que fica a loja Ladurée, marca francesa desses doces redondos, macaron. É possível tomar chá ou café. Só entramos para ver. As caixas parecem caixas para jóias e a loja é belíssima. Geysa tinha me falado dela.

www.meliasson.com

kellybidlle.se

Andando mais fomos ao Hortorget, outro Hall onde se pode comer ou comprar comida. Acaba de ser todo reformado e está tudo uma lindeza.
   Há vários stands e pode-se comprar comida de vários países.
    De lá, fomos de metrõ para Gamla Stan, nos sentamos num bar armado no meio de uma praça com sol brilhando. Eu peguei uma espreguiçadeira, me recostei e ficamos ali pegando sol e conversando.

Próximo passo: andar até o restaurante onde Ari queria almoçar, em Gamla Stan. Não era mais como antes e procuramos outro. Escolhemos um exatamente na frente do Museu Nobel (abaixo), na praça rodeada de cafés e restaurantes.

www.viajejet.com

Não sei o nome do restaurante, mas comi um bolo de batata acompanhado de vegetais cozidos e salada de folhas; molho de queijo parmesão. Delicioso. Aliás, os restaurantes atualmente sempre tem algo vegetariano bem atrativo.

Bem, depois dessa maratona, andamos para o metrô em Slussen, perto, e
pegamos o que nos levou para a estação seguinte, Mariatorget, a nossa.

Para amanhã está anunciado 24 graus.