segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

RICARDO BOECHAT E SEU LEGADO: COMO "SENTI " ISSO EM ALGUMAS SITUAÇÕES DA MINHA VIDA



           Foto: Antonio Armond Boechat Filho  Morro Dois Irmãos visto do posto 9 Ipanema Rio

Estocolmo,12/02/2019

Começo esse post pedindo oração pela família de Ricardo Boechat. Posso imaginar como é difícil dividir um familiar com toda a nação, principalmente numa despedida difícil como deve ser perder um marido, um pai, um filho num acidente de qualquer tipo que seja.
Vamos todos orar para que ele seja amparado no mundo espiritual e pelos familiares, para serem amparados nesse momento de dor compartilhada e poderem entender as manifestações de carinho e apreço que venham a correr.
Que Maria Santíssima jogue sobre Ricardo, sua família e toda a nação brasileira seu manto de amor e dê equilíbrio a todos para vivermos com compaixão mais esse luto coletivo no Brasil em 2019.
Vamos nos conectar com Maria nesses momentos e orar por todos nós.

    Foto: Alzira Boechat  Morro Dois Irmãos  Janeiro de 2019

Ontem recebi a notícia vinda de vários amigos. Eu não tinha lido os jornais. Contei pro Ari, pedi oração no Face e WhatsApp e fui ler o jornal. Consegui ler duas excelentes reportagens sobre ele, homenagem.
Fui dormir.

Hoje pela manhã comentei com Ari o que consegui ler. E me lembrei de ter acompanhado a carreira dele, que começou com Ibrahim Sued. Li também ontem que Clóvis Rossi,(escreve muito bem!) começou com Ibrahim Sued(Ibrahim, "o turco" como o chamavam, foi um professor para os jornalistas iniciantes). 
Havia um preconceito com "coluna social", mas eles faziam também sociologia disfarçada ali. Eu sempre amei ler coluna social bem escrita. Sempre. Acompanhei várias inclusive a do Ricardo, desde quando era a Coluna do Swann.

                      Foto: Alzira Boechat  Posto 9 Ipanema  Rio

Quero contar que mesmo sem acompanhá-lo por rádio ou tv(chego ao Brasil e mergulho no dia a dia das casas em que estou e nem visitas faço; fico lagarteando!), eu "senti na pele" a popularidade dele em todas as classes no Brasil nas situações de dia a dia.
Em São Paulo, por várias vezes, em situações de compras, quando devia dizer meu nome para encomendar algo, ou quando a pessoa pegava meu cartão e via meu sobrenome, o nome do Ricardo sempre era tema de conversa com comentários elogiosos sobre ele.

Uma vez na livraria Cultura em São Paulo ali na Paulista com Augusta naquele conjunto(como gostei de morar naquela área da cidade, um curso intenso e intensivo de vida!) um dos vendedores ao ver meu nome me perguntou espantado: " Você é irmã do Ricardo Boechat?" e pude sentir a importância para ele de estar em frente a uma pessoa talvez tão próxima do Ricardo.
Confesso que não entendia na época. Agora é que me toquei que ele não fazia só o jornal na TV Bandeirante. Ele fazia programa no rádio durante horas por dia e entrava assim na casa das pessoas e fazia parte da vida delas. Ele levava então todo o potencial dele, toda a qualidade do jornalismo dele diariamente para os lares falando a língua dos ouvintes; não se vestia de intelectual e não diminuía o valor e importância do trabalho dele; conseguia se fazer acessível e entendido sem disfarçar as qualidades . Um artista!

     Foto: Alzira Boechat  Por de sol com morro Dois Irmãos          Janeiro 2019

Numa outra ocasião, entrei no Brasil por um aeroporto do Nordeste, Fortaleza, se não me engano.
Quando o rapaz que estava no guichê de controle de passaporte leu meu nome no passaporte aberto, ele levantou a cabeça, olhou para mim com grande admiração no olhar e me perguntou "A senhora é Boechat????". Pensei comigo "Cheguei ao Brasil e nem é Itaperuna!" E respondi: "Sim, senhor. Desde que nasci!"
E ele então me explicou o que comecei a aprender muito depois: " Eu pergunto assim porque eu gosto muito do Ricardo Boechat, ele é muito bom, fala sempre o que pensa e eu nunca tinha visto ninguém com o nome dele".
Nunca tinha pensado no que deve ser para os filhos quando olham algum documento e lá está Ricardo Boechat no lugar do nome do pai. Principalmente agora, que seja leve para os filhos dividir com o Brasil a grandeza do pai deles como jornalista e pessoa.
Que Jesus nos ampare a todos frente a todas essas tragédias diárias e nos dê sempre a firmeza e fé para sabermos, sentirmos e agirmos na certeza de que Ele está sempre no leme.

Hoje minha gratidão vai toda para o Ricardo, seu legado como pessoa e jornalista, para tudo que representou para os brasileiros, por ter sido a VOZ DO POVO SEM VOZ, por ter levantado bem alto o nome da nossa família, por toda a história de coleguismo e amizade que deixou no rastro de estrela dele,por seu enorme talento como locutor, por seu humor, por sua capacidade de se "enfurecer" mesmo com o programa no ar, por viver de acordo com seus princípios éticos, por seu exemplo para todo o povo brasileiro, tão necessitado de pessoas normais capazes de viver de acordo com seus sonhos e com ética nos tempos atuais.

     Foto: Alzira Boechat  Dois Irmãos depois do sol se por!  Posto 9 Ipanema


Gratidão por tudo que foi sendo você mesmo, Ricardo Boechat! Gratidão Eu Sou!
Chuva de bênçãos!
Que seu caminho na nova vida que se iniciou ontem seja de aprendizado e de luz.
Grande abraço.
Alzira Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário