sábado, 23 de fevereiro de 2019

O ATEU MAIS CRENTE QUE CONHECI: RICARDO BOECHAT( Pastor Mozart Noronha)






Lindo texto do pastor Mozart Noronha, da paróquia de Ipanema, no Rio:

"O ATEU MAIS CRENTE QUE CONHECI"

          Ricardo Boechat, hoje passei no espaço da Creche Bom Samaritano, da Igreja Luterana, e vi o seu rosto em cada criança brincando, abrigada da chuva e do sol, pela obra que você financiou e que foi cuidadosamente coberta pelas mãos de operários, sob a orientação do seu irmão, o Engenheiro Carlos Boechat. 
          Vi a tristeza nas faces das funcionárias que o conheceram e puderam conviver com o sorriso da sua alma amorosa e libertária, numa dedicação e saudação de corpo inteiro.
          Vi-o, de alma para alma, conversando com Veruska, o grande amor da sua vida, nos momentos em que preparavam as festas de aniversários de vossas filhas, batizadas por mim, na Paróquia Bom Samaritano da Igreja Luterana (IECLB). Você e Veruska desejaram que as vossas filhas celebrassem seus aniversários abraçando e sendo abraçadas por crianças pobres das favelas do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, Vidigal e Rocinha. Naquelas festas vocês providenciavam alimentação, brincadeiras e todo espetáculo que crianças de famílias empobrecidas jamais tiveram direito nem de sonhar.
 
    Foto "Gratidão"  Alzira Boechat
 
Ricardo Boechat, você dizia-se ateu. Com toda honestidade afirmava isto publicamente. Você era um homem honesto e transparente. Deus também é ateu, meu amigo. Jesus Cristo nunca foi cristão e todas as crianças nascem agnósticas. Eu nunca lhe perguntei sobre o Deus em quem você não acreditava. Não lhe perguntei porque, possivelmente, o Deus em quem você não acreditava, um ser vagando na estratosfera da transcendência, moralista, vingativo e ansioso para botar uma grande parte da humanidade no fogo do inferno, eu também não acredito. Esse deus é criado conforme a imagem e semelhança de pessoas raivosas e perversas. 
          O Deus em quem eu acredito, Ricardo Boechat, é AMOR E MISERICÓRDIA. É o Deus que na agonia da cruz orava pelos seus inimigos dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que estão fazendo!” Você era um reflexo do amor de Deus. Tinha um coração maior do que o seu corpo franzino. 
          Ricardo Boechat, você foi um profeta. O profeta é aquela pessoa que fala contra as injustiças e se torna defensora das pessoas oprimidas que não têm vez e nem voz.
          No céu, amigo, fale com Deus que tenha misericórdia deste nosso país e que Ele envie outros profetas para falarem em defesa das vítimas de Mariana, de Brumadinho; por todas as vítimas de tragédias, pelos índios e por todas as pessoas injustiçadas e deserdadas da terra."
 
(Enviado por Regina Scheer)
 
 
RESPOSTA À REGINA: 
 
Estocolmo, 20/02/2019
 
 Querida amiga, 
Que presente pela manhã poder ler esse texto !
Que bom que esse pastor escreveu e publicou. O Ricardo e as filhas e Veruska vão ficar felizes.
Ontem conversando com minha amiga que o ouvia no rádio, ela me falou da relação dele com os taxistas, me contou os comentários  dos colegas que trabalhavam direto com ele no programa, José Simão e uma mulher de quem ela não lembrou o nome.
Eles contaram no programa que estava difícil conviver com a ausência, a física mesmo. Eles estavam sempre “vendo” a cena diária que ele fazia: chegava com todos os jornais, se esparramava na sala  deles com os jornais espalhados à volta dele e lia todos à cata de notícias para ele dar como furo no rádio ou de atitudes/atos de políticos para ele denunciar.
Deve ser mais difícil então ser o substituto dele, principalmente agora que ele não teve a oportunidade de passar o posto dando dicas antes e fazendo divulgação depois, como fez com Ancelmo Góis, substituto dele na coluna em O Globo.
Ancelmo mesmo contou em artigo na coluna depois do acidente.
Tiro o chapéu para Ricardo Boechat.
Gratidão 
Alzira Maria 
 
 
Depois fiquei pensando na tradição da nossa família em receber outras pessoas em casa para eles estudarem, de pagar o estudo de quem não tem condição de pagar(surpreendentemente, pessoa que não estudou ela própria).
Olhando para as gerações de antepassados que conheci(bisavós, avós), pude ver isso se repetindo, incluindo meus pais.
Gratidão Eu Sou pela oportunidade de reflexão, por ter revisto esse lado humano dos nossos antepassados. Eu sabia(ouvi muitas histórias) e vivi isso dentro da nossa casa/casa dos meus pais, mas foi bom olhar para isso de uma outra perspectiva, com o olhar que tenho agora.

"Toda vez que você for tentado a reagir da mesma maneira de sempre, pergunte a si mesmo/a se deseja ser um prisioneiro do passado ou um pioneiro do futuro. O passado é ,limitado e fechado; o futuro é aberto e livre."
Deepak Chopra  O caminho para o amor
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário