segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Estar no processo de conhecer...


      angela-meirice.blogspot.com


¨ Eis a que me refiro quando digo que permaneço um aprendiz. Não apenas vocês estão aprendendo comigo, eu também estou aprendendo com vocês.

Eu nunca estou num estado de conhecimento, porque um estado de conhecimento está morto.

Você conhece algo, já está pronto. Agora, se alguém lhe pede, você pode dar aquele conhecimento a ele, já é material.

     Eu jamais estou num estado de conhecimento: estou sempre num processo de conhecer.

 Estar num processo de conhecer é ao que me refiro quando digo que estou aprendendo. O conhecimento já é passado; o processo de conhecer é presente.
 Vida não é um substantivo, é um verbo. Deus também não é um substantivo, Deus é um verbo. Não me importo se os gramáticos dizem o contrário, não estou preocupado com eles . Deus é um verbo, vida é um verbo.

     Estar no processo de conhecer, de aprender, significa que você permanece sempre num vácuo.

 Você nunca junta nada. Você sempre permanece vazio como um espelho não como uma chapa de fotografia. Uma chapa de fotografia imediatamente chega a um estado de conhecimento. Uma vez exposta, ela está morta. Agora nunca mais ela espelhará outra pessoa; ela espelhou uma vez para sempre. Mas um espelho vai espelhando. Quando você se vai, ele fica vazio novamente.

     É isto que quero dizer: um homem de contínuo aprendizado sempre permanece vazio. Você levanta uma questão.

 Ela é espelhada na minha vacuidade...uma resposta vem e flui para você. A questão se vai, a resposta desapareceu, o espelho está novamente num estado de não saber-vazio, novamente pronto para refletir.

 Ele não está embaçado pelo passado, ele está sempre no presente e sempre pronto. Não pronto já feito, mas pronto para refletir, para responder.¨

           OSHO    ¨Palavras de fogo¨






Nenhum comentário:

Postar um comentário