sábado, 21 de setembro de 2013

A PAZ Dia Internacional da Paz


melbernardo.blogspot.com
 
  DIA 21 DE SETEMBRO
  DIA INTERNACIONAL DA PAZ


  Todos procuramos paz. Porém, os sábios asseguram que a paz é nossa natureza inata. Então, porquê não a experimentamos? Com a sua infinita sabedoria, Sathya Sai Baba nos aclara este e outros pontos.

  “Assim como o Atma (Alma universal, o Uno transformado em muitos) a Paz não tem nem princípio nem fim. Nenhuma mancha pode estragá-la. É igual somente a si mesma, não pode ser comparada com mais nada .



  A Paz é um oceano infinito. É a luz que ilumina o mundo, mas procurá-la nas coisas externas é o que causa agitação no mundo. No mais profundo de seus corações há uma reserva de paz onde devem refugiar-se”.

  Porém a paz não pode ser descrita nem direta nem indiretamente. Então, como podemos fazer para experimentá-la? Sathya Sai Baba diz “Santhi (paz) não é um convencimento ao qual a gente chega através da lógica. É o resultado de uma disciplina suprema”.

  DIFERENTES VIAS, UM MESMO DESTINO
   O primeiro requisito

  "Fé é o pássaro que canta quando a madrugada é ainda escura".
  Rabindranath Tagore

  “Dizem que se uma pessoa carece de paz, não pode ser feliz. Isto não é totalmente correto. Em lugar de queixar-se pela sua intranqüilidade, deve esforçar-se de lograr a paz verdadeira com valor e fé. Esta é a diferença entre o otimista e o pessimista.


  De todos os poderes do mundo, o poder da humanidade é o maior, de fato todo o material na terra está avaliado somente pelo homem. Quem  dá valor ao diamante e ao ouro? Quem  dá valor à terra? Não é o homem? O homem avalia todas as coisas deste mundo, porém é incapaz de reconhecer seu próprio valor. Então, como pode o homem tentar entender o valor da Divindade?


  Antes do que mais nada, o homem deve reconhecer a sua própria força e valor. Depois, estará em condição de procurar entender a Divindade. Deus não está presente num lugar específico, como o Paraíso ou Kailasa (uma montanha da Índia), ou em qualquer outra mansão celestial. A verdadeira residência de Deus está no coração do homem.


Vocês não estão fazendo nenhum esforço para fazer a viagem rumo ao interior (Nivritti Maarga). Tudo o que vêem, ouvem ou pensam são atos externos. Em realidade, tudo o que fazem é externo. Assim, estão totalmente absorvidos nas atividades externas e descuidam completamente da viagem interior.
  Para começar esta viagem a gente necessita fé na divindade interior.


 A fé em Deus promove o amor. O amor conduz à paz. A paz prepara o caminho para a verdade. Se o homem vive na verdade, experimenta a bem-aventurança, que é Divina.

  Onde há Fé, há Amor.
  Onde há Amor, há Paz.
  Onde há Paz, há Verdade.
  Onde há Verdade, há Bem aventurança. 
  Onde há Bem aventurança, está Deus. 
  Portanto, deve fortalecer-se a fé.




  O Amor
  “O prazer é um intervalo entre duas dores. Como podem sentir prazer se nunca têm experimentado a dor? Ambos vem e se vão como nuvens passageiras, ninguém deveria espantar-se por um deles nem desejar o outro. Enfrentem todas as contingências com amor.


 Transformem todas as coisas em amor e preencham as suas vidas com amor. Desta maneira haverá paz e estabilidade no mundo.

  Porque repetem a palavra “Santhi” (paz) três vezes? A primeira se refere ao corpo, a segunda à mente e a terceira à alma, porque vocês não são uma pessoa e sim três.
A pessoa que crêem que são (o corpo físico), a que os outros crêem que são (o corpo mental) e a que realmente são (o Atma, o Uno universal). Estes três aspectos devem estar em paz. O Amor basta para alcançá-la. Pode-se alcançar a paz com Amor”.


Deus
Shanti (paz) é outro nome para a estabilidade da mente.
A Paz é uma virtude sagrada, é a encarnação do Ser. É o melhor adorno para o homem, e o coração do altruísta é a sua morada. A acumulação de riquezas e poder não pode dar paz. A paz pode só provir da fonte interior.

Então, como conseguem Santhi (paz)? Sabendo que são o Atma, que não têm nascimento nem morte, nem alegria nem dor, nem baixo nem alto. A fé no fato que o homem é um instrumento em Suas mãos para a execução de Seu plano, é a chave da paz genuína.

Somente quando Deus é o objetivo  o guia pode ter paz verdadeira”.

“Meus três”
“Os alicerces para a verdadeira paz são, de acordo com os Vedas, a qualidade de “Maithree”. Maithree significa cordialidade, amizade, compaixão e amabilidade.


 Também pode considerar-se que significa “Meus três” (“My Three” em inglês), quer dizer, minha palavra, ação e pensamento devem estar de acordo com minhas palavras, ações e pensamentos.

 Isto significa que devemos falar, pensar e agir com coerência, sem fricções nem facções, numa atmosfera de amor e entendimento. Isso é o que quer o mundo de hoje”.

SATHYA SAI BABAhttp://www.h2hlatino.org/articulos.php?id=150

(Enviado por Geysa- Estocolmo)

http://visualizecriativa.blogspot.com



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário