terça-feira, 24 de setembro de 2013

Dialogando com o sistema digestivo

                                       www.unileverhealthinstitute.com.br    
   

             A QUALIDADE DE MEUS ALIMENTOS AFETIVOS


   O sistema digestivo é responsável pela trituração dos alimentos e transformação desses em bioenergia. O alimento entra pela boca, passa pelo esôfago, é recebido no estomago que, após processá-lo, envia para o intestino delgado. O intestino delgado faz a absorção e assimilação
desse alimento na conexão com o intestino grosso que eliminará tudo o que não será aproveitado pelo organismo.

    Conjuntamente com o baço e o pâncreas, o fígado participa desse processo armazenando gorduras, açúcares e proteínas para usarmos quando necessário. Na linguagem simbólica, o sistema digestivo fala de nossas experiências materiais e emocionais. Fala daquilo que temos dificuldade de engolir, digerir e assimilar em nossa vida.

    Expressões do tipo: ¨Não consigo digerir o que ouvi de fulano...¨; ¨Ainda está atravessado na minha garganta o que ele fez comigo...;¨¨Não consigo engolir o que ouvi...¨são expressões que mostram a conexão direta do estomago com o cérebro.

    Enquanto o cérebro(consciência) consome e digere as impressões imateriais do mundo, o aparelho digestivo consome e digere as impressões materiais.

    Assim, os problemas digestivos falam da dificuldade de engolirmos, assimilarmos tudo aquilo que ocorre em nossos relacionamentos. Por isso, são significativas as expressões: ¨Ainda estou entalado com o que ouvi de fulano¨; ¨Ainda não digeri aquilo que fizeram comigo¨; ¨Aquela conversa me causou indigestão¨; ¨Tive náuseas quando ouvi fulano falar¨. Dependendo do órgão atingido ou do tipo de afecção, poderemos identificar a tensão contida ou o ¨mal estar¨ relacional, que precisa ser sanado.

    ¨Quando a boca cala, os órgãos falam...¨  Desvendando as mensagens dos sintomas
                                  Adalberto de Paula Barreto

  visualizecriativa.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário