segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EMPATIA: NA PELE DO OUTRO

                                www.romankrznaric.com


Roman Krznaric, um dos criadores do SCHOOL OF LIFE, dá aula no Rio

NA PELE DO OUTRO
Melina Dalboni  O Globo  Caderno Ela   29/09/2013


    A empatia é a inteligência emocional dos anos 2010. Sentir o que alguém sente. Olhar através dos olhos de outrem. Pensar sob outro ponto de vista. Ser mais empático seria a chave para viver melhor e aumentar a criatividade, entre outros benefícios relacionados ao que o pensador e escritor chama de a arte de viver.

    Considerado um dos mais importantes pensadores britânicos dedicados ao estudo dos estilos de vida pelo jornal ¨The Observer¨, Roman é um dos fundadores da School of Life, instituição criada em Londres que dá aulas- ou como chamam, sermões- sobre questões como trabalho, morte, vida, amor, família. Autor do livro ¨Sobre a arte de viver¨(Zahar).
................................................................................................................................................................

    Roman, além de dar aulas, cria projetos que promovem interação entre pessoas diferentes. Ele dirigia uma fundação chamada Muse, que promovia conversa-refeições em Oxford, Inglaterra. Numa grande mesa retangular, ele reunia gente de ambientes e culturas diferentes. Diante de cada par colocava um ¨menu de ideias¨, com perguntas sobre a vida: ¨Como ser mais corajoso?¨ ou ¨Como minhas prioridades mudaram ao longo dos anos?¨ Fez isso com grandes executivos e mendigos, jovens e idosos. Seu próximo projeto é a implementação do Museu da Empatia, um ambiente online que será lançado ano que vem para promover o encontro e a conversa entre desconhecidos.

    Assim como pegamos livros na biblioteca, o museu permitirá uma espécie de ¨empréstimo de pessoas para conversar¨, mantendo a ideia de orientar o assunto para temas mais amplos. Ou seja: um site cult de relacionamento.

visualizecriativa.blogspot.com

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário