o-homem-cria-seu-proprio-destino-pelo-seu-modo-de-pensar-e-agir
O homem semeia um pensamento e colhe uma ação. Semeia um ato e colhe um hábito. Semeia um hábito e colhe um caráter. Semeia um caráter e colhe um destino.
O homem cria seu próprio destino pelo seu modo de pensar e agir. Pode mudar seu destino. Sobre isto não existe dúvidas. Pensando certo e se esforçando de fato, pode-se tornar senhor do seu destino.


Gente ignorante diz: "O carma faz tudo. Tudo é destino. Se fui destinado pelo meu carma a ser assim ou assado por que então me esforçar? Esse é simplesmente o meu destino."
Isto chama-se fatalismo. Traz como consequência a inércia, a estagnação e a miséria. É uma incompreensão total das leis do Carma. Não passa de sofisma. Um homem inteligente certamente não falará assim. Você criou o seu próprio destino interiormente pelos seus pensamentos e por suas ações.


Você é dotado de livre arbítrio para escolher no momento presente. Possui Svatantrata ativa. Um canalha não será eternamente um canalha. Coloque-o na companhia de um santo. Ele mudará rapidamente. Ele pensará e agirá de modo diferente e mudará seu destino. Seu caráter se santificará.


Dacoit Ratnakar transformou-se no sábio Valmiki. Jagai e Mdai se modificaram. Eram canalhas totais. Você pode se tornar um Iogue ou um Jnani. Pode refazer o seu destino. Pode criar seu Carma da maneira que lhe agradar. Use o poder do pensamento.


Pense corretamente, pense nobremente. Terá apenas que pensar e agir. Pensando, desejando e agindo corretamente pode se tornar-se um Sábio, um milionário. Pode atingir a posição de Indra ou de Brama por bons pensamentos e ações, por bom Karma.


O homem não é um ser indefeso. Cada um de nós possui livre arbítrio.


Swami Sivananda