sexta-feira, 12 de agosto de 2016

AS PESSOAS SÃO CAPAZES DE INFLUENCIAR O AMBIENTE?




A análise de Nelson revelou alguns efeitos estranhos, como se um guarda-chuva coletivo cobrisse Princeton exatamente no dia em que os alunos se formavam. Nesses trinta anos, não choveu em 72% (ou quase 3/4) dos dias de formatura, em comparação com apenas 67% (ou 2/3) nas cidades vizinhas. Do ponto de vista estatístico, isso significava que Princeton tinha algum efeito mágico na ocasião da formatura e a cidade ficava mais seca do que de costume, ao passo que todas as cidades vizinhas apresentavam a umidade normal dessa época do ano. Até mesmo em um dia em que caiu um aguaceiro de quase sete centímetros em Princeton, curiosamente a chuva só começou após o término da cerimônia.15
 


A pesquisa que Nelson realizou em Princeton sobre as condições atmosféricas foi apenas um minúsculo indicador de que as pessoas podiam produzir um efeito positivo no ambiente. Durante vinte anos, a Organização da Meditação Transcendental havia sistematicamente testado, por meio de várias dezenas de pesquisas, se a meditação em grupo poderia reduzir a violência e os conflitos no mundo. O fundador da meditação transcendental, o iogue Maharishi Mahesh, afirmava que o estresse individual gerava o estresse mundial e que a calma do grupo gerava a calma no mundo. Ele postulou que se 1% de uma região tivesse pessoas praticando MT, ou se a raiz quadrada de 1% da população praticasse MT- Sidhi, um tipo mais avançado e ativo de meditação, todos as formas de conflito, como os índices de mortes por arma de fogo e outros crimes, o consumo excessivo de drogas e até mesmo os acidentes de trânsito, diminuiriam. A ideia do efeito "Maharishi" era que a prática regular da meditação transcendental possibilitaria que entremos em contato com um campo fundamental que liga todas as coisas, um conceito não muito diferente do Campo de Ponto Zero. 

Se um número suficiente de pessoas se dedicassem a essa prática, a coerência se revelaria contagiante em toda a população. A organização da MT escolhera chamar esse processo de "Superradiância" porque assim como a superradiância no cérebro ou em um laser cria a coerência e a unidade, a meditação exerceria o mesmo efeito na sociedade. Grupos especiais de iogues têm se reunido no mundo inteiro, apresentando seminários intensivos voltados para áreas específicas de conflito. Desde 1979, um grupo americano de Superradiância cujo tamanho varia de algumas centenas de pessoas a mais de oito mil vem se reunindo duas vezes por dia na Maharishi International University, em Fairfield, Iowa, para tentar criar mais harmonia no mundo.
 

Embora a organização MT tenha sido ridicularizada, em grande parte por ter promovido os interesses pessoais do Maharishi, o valor dos dados apresentados por ela é irrefutável. Muitas das pesquisas foram publicadas por publicações de peso, como o Journal of Conflict Resolution, o Journal ofMindand Behavior e o Social Indicators Research, o que significa que elas tiveram que satisfazer a rigorosos critérios de avaliação. Uma pesquisa recente feita no National Demonstration Project, em Washington DC, conduzida durante mais de dois meses em 1993, demonstrou que quando o grupo local de Superradiância aumentou para quatro mil pessoas, o índice de crimes violentosque vinha aumentando regularmente nos primeiros cinco meses do ano, começou a declinar, para 24%, e continuou a decrescer até o final do experimento. Assim que o grupo se dispersou, o índice de criminalidade voltou a subir. A pesquisa demonstrou que o efeito não poderia ter sido causado por variáveis como o tempo, a polícia ou qualquer campanha especial contra o crime.16
 

Outra pesquisa realizada em 24 cidades americanas mostrou que sempre que uma cidade atingia um ponto em que 1 % da população estava praticando MT com regularidade o índice de criminalidade caía para 24%. Em uma pesquisa suplementar realizada em 48 cidades, em metade das quais 1% da população medi-tava, as cidades onde isso acontecia alcançaram um redução de 22% no índice de criminalidade, em comparação com um aumento de 2% nas cidades que serviram como padrão de comparação. Também houve uma redução de 89% na tendência da criminalidade, em comparação com um aumento de 53% nas cidades do grupo de controle.17
 

A organização da MT pesquisou até mesmo se as meditações em grupo eram capazes de influir na paz mundial. Em uma pesquisa sobre uma reunião especial da MT em Israel que acompanhou o conflito dia-a-dia durante dois meses, nos dias em que o número de meditadores era elevado, as baixas no Líbano diminuíam em 76%, e a criminalidade local, os acidentes de trânsito e os incêndios declinavam. Nesse caso também, influências que poderiam interferir no resultado, como as condições atmosféricas, os fins de semana ou os feriados, tinham sido levadas em conta.18
 

As pesquisas da MT, assim como o trabalho com o FieldREG de Nelson, com seu jeito modesto e preliminar, ofereciam esperança a uma geração alienada e incrédula. Afinal de contas, o bem talvez seja capaz de conquistar o mal. Poderíamos criar uma comunidade melhor. Tínhamos a capacidade coletiva de transformar o mundo em um lugar melhor.

Extraído do livro "O Campo"-Lynne McTaggart

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