domingo, 29 de outubro de 2017

PEQUENAS ATITUDES/GESTOS QUE DIMINUEM O STRESS... VOCÊ USA ALGUM DELES? QUAL O EFEITO?




Estocolmo,29/10/2017

Conversando com uma amiga, ela me disse que havia tido dores nas costas e, quando comentou sobre, ouviu do filho a seguinte resposta: "Você exagera, mamãe. Quando seus hóspedes vão embora, você precisa arrumar sempre tudo imediatamente, limpar tudo, lavar todas as roupas. Tudo junto, mesmo que você não tenha ninguém chegando imediatamente depois."

Eu disse a ela que concordava com isso. E expliquei a ela o porquê. E esse porquê é uma das atitudes/gestos que diminuem ou impedem o stress de entrar em nós .
Essas atitudes/gestos são válidas tanto para grandes decisões/acontecimentos quanto para as "pequenas" questões diárias.

1.Faça contato com você algumas vezes por dia, principalmente quando decidir que atitude tomar
 Isso significa parar e se perguntar o que você precisa no momento.
Parar=pensar sobre. (Pode fazer isso também andando ou fazendo o serviço que faz no momento).
 Se você vai ao banco depositar e está com fome, primeiro atenda a sua fome. Não tem tempo para tomar um café ou almoçar? Pegue uma fruta de que goste e vá comendo. A sua energia aumentará,você se sentirá melhor, mais animada e amigável.
 Qual a importância disso para o que você vai fazer no banco(depositar, pegar dinheiro,pagar conta,abrir conta,pedir cartão,pedir informação)? TODA!
 O "como se sente" é diretamente responsável pelo sucesso da sua ida ao banco: tempo de espera,condições do serviço que recebe,possibilidade de conseguir melhores condições no pedido que vai fazer ao gerente, por exemplo.
 Lembre-se: "Tudo é influenciado por sua atitude,pensamentos,sensação de bem ou de mal estar em relação a sua ida ao banco."
 Você pode estar pensando: "Eu sou uma pessoa muito ocupada e não tenho tempo para isso." Ok.    Experimente fazer o que aconselho aqui, observe a diferença e verá que vale a pena se organizar para entrar em contato com você durante sua rotina diária. Inclusive o tempo de que você necessita aparecerá. 

 1.1.Exemplo prático
 Contei para minha amiga(ela tem um ótimo Bed&Breakfast em Estocolmo) uma experiência que tive na minha família, que é, graças a Deus e a meu pai e mãe, bem grande: somos 10 irmãos, temos muitos/muitas primos e primas, agregados, amigos/as, parentes...
 Mamãe recebia(e recebe!) muitas visitas nas férias e feriados; bastante gente ao mesmo tempo, ou pessoas chegando quando outras vão embora. Essa questão de lavar as roupas de cama e de banho depois que as visitas saem, ela resolveu tomando 2 atitudes:
a)comprou sempre roupa de cama,banho e mesa até ter uma boa quantidade(naquela época e agora).
b)tendo grande quantidade, podia dobrar calmamente as roupas usadas,guardar num lugar previamente estabelecido até uma ou duas semanas depois quando seria possível lavar sem stress as roupas porque todas as visitas já tinham ido.
Esses dois hábitos ela conserva até hoje.
Ela entrou em contato com a necessidade dela na situação de mais pessoas na casa, além da família que já era extensa, e descobriu que precisava guardar energia para conviver pacificamente com todos(e com ela própria:essa era a vida dela) enquanto gerenciava a casa e a vida familiar, naturalmente modificada com a chegada das visitas. Sem as visitas, já era uma arte gerenciar tudo. Com esse acréscimo das visitas, que se esperava fosse prazeiroso e enriquecedor para os dois lados, fazia-se necessário,quando não obrigatório, descobrir uma maneira de diminuir as ações/o em que pensar/coisas para resolver.
O que me foi dado saber que ela reduziu foi isso: guardar as roupas para serem lavadas depois.
Resultado de imagem para pessoa dobrando roupas

Contei também que eu faço o mesmo:dobro,guardo e lavo depois.
E o que se ganha com essa atitude número 1 que citei lá em cima? A lista pode ser extensa: mais alegria de viver,bom humor,tempo de qualidade consigo próprio e com os próximos,melhor qualidade de vida, pressão arterial regular,fígado protegido,digestão perfeita,intestino funcionando bem...e o que mais você possa imaginar!!!!
Obrigada por ter lido até aqui. Por favor, me mande suas experiências com essa primeira atitude. Espero curiosa.
Abraço grande.
Se vier a Estocolmo, hospede-se no Bed&Breakfast da minha amiga. É só entrar em contato comigo e eu mando as informações para vocês falarem com ela e reservarem.
Alzira Maria

4 comentários:

Laura C disse...

Eu sou exatamente como essa sua amiga...nao posso deixar para amanha o que eu posso fazer hoje, mesmo sem necessidade, por isso ando sempre esgotada!!!

Visualize Criativa disse...

E o que achou da minha sugestão, Laura?
Por favor, me conte!
Abraço.
Alzira

Laura C disse...

Achei ótima! Vou tentar fazer o que sua Mae faz. Deixar para amanha o que nao precisa ser feito hoje!
Obrigada Alzira! Agradeco também pela propaganda.
Seus amigos serao muito bem vindos na minha modesta B&B!
Abracos
Laura

Visualize Criativa disse...

Obrigada por responder.
Abraço.
Alzira

Postar um comentário