quarta-feira, 20 de novembro de 2013

VOCÊ DECIDE SEU DESTINO!

 

"Não importa de onde você vem, importa onde você quer chegar"

 
FOLHA DE SÃO PAULO
 
Jovem, sonhador, nascido na periferia de Fortaleza e sem perspectiva de vida. Frente a essa realidade, aos 14 anos, seu sonho era ser bandido. "Cheguei a ver a polícia vendendo armas para meu pai. E isso me fez ver que o crime era uma opção de vitória real."
Ainda com 14 anos, o então adolescente Felipe Rima viu sua vida virar de ponta cabeça, mas para melhor. E foi um projeto social que a transformou.
"Na periferia de Fortaleza, o crime era muito acessível e faltavam recursos [financeiros]. Não tinha exemplo de ninguém que tivesse ido para uma universidade ou virado médico", relembra. Sua referência era o pai, envolvido com o crime.
Mas, num dos momentos mais complicados de sua vida, o amigo de infância Mariano Penha fez uma proposta que, definitivamente, mudaria seu destino.
Escolha e vote no Empreendedor Social 2013
"Ele fez um convite para eu ir em um projeto social. "Lá tinha várias oficinas. Grafite era o que eu queria, e poesia, rap e sexualidade achava que precisava aprender", conta.
Foi nas aulas de poesia que Rima percebeu que o futuro não estava perdido e que ele poderia fazer algo por si mesmo e pelos outros.
"A primeira poesia que ouvi foi do Carlos Drummond: 'Tinha uma pedra no meu do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra'. Aquilo me remeteu ao crack, e dali eu entendi que a poesia traz a possibilidade de você narrar sua próxima história", diz.
Apaixonado pelo rap e pela poesia, ele convidou alguns amigos e montou o Batuque do Coração -uma ação de jovens que levam música, "pocket-shows" e palestras motivacionais a crianças e adolescentes de escolas públicas da periferia de Fortaleza.
"Queremos levar essa poesia, não só o rap cantado, mas a história de vida e como conseguimos sair da periferia de Fortaleza poetizando a vida e inspirando pessoas", conta.
Trabalhando de forma empreendedora, o grupo Batuque do Coração gravou o primeiro álbum. "Eu quis ser protagonista da minha própria história. Eu quis fazer disso uma poesia da vitória. Por isso o nome do nosso CD: 'Entre o batuque do coração e a poesia da vitória".
"Tudo aconteceu porque nós nunca deixamos de anunciar nossos sonho", afirma. Dessa forma, eles conseguiram chegar aos poucos aonde queriam, inclusive, fazendo o lançando do álbum em Buenos Aires, Argentina.
"Não importa de onde você vem, importa onde você quer chegar. A gente não precisa esperar as coisas acontecerem, a gente pode fazer acontecer", afirma Rima

Assista ao vídeo em tablets e celulares
Até a abertura da Copa do Mundo, o Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens que estão transformando o Brasil para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário