sábado, 19 de janeiro de 2019

COZINHA BEM E NÃO CONSEGUE FAZER SALADAS??? VEJA AQUI ALGUNS PONTOS BÁSICOS...





Estocolmo, 19/01/2019

Conhece alguém que cozinha muito bem e se enrola nas ideias para salada? Eu conheço!

Não sei porque essas pessoas fazem um lombo assado muito bem, uma verdura refogada deliciosa, um pudim de nos tirar do sério e na hora de fazer uma "saladinha"(como dizem) se enrolam todas.

Será porque acreditam que as pessoas não gostam e não querem comer salada? Ou porque na família de origem dela, onde aprendeu os conceitos básicos da culinária, a salada era sempre algumas folhas de alface com uns tomates cortados acompanhando e ninguém falava nela quando se falava em aprender a cozinhar?


Se você tem dificuldade com as saladas,não desanime! Muita gente tem. Para aliviar um pouco, falamos hoje sobre alguns conceitos básicos que eu já aplico. Vamos lá.

CONCEITOS BÁSICOS PARA FAZER UMA BOA SALADA

1.Legumes/frutas frescos e saborosos
   Se possível, compre pequenas quantidades de cada para garantir isso

 2.Molhos simples
   Atualmente uso apenas sal e azeite no dia a dia, quando faço saladas simples. Quando faço uma receita especial, uso o molho da receita
3.Evite misturas até se sentir segura para fazê-las 

  Eu gosto muito de pepino em rodelas com sal e azeite, meu marido também. Fiz hoje
 Fomos ao supermercado e ele me perguntou: "Compramos cenoura?" Eu disse: "Poucas". Ele comprou.
Em casa imaginei que ele quisesse comer cenoura e sei que ele gosta dela crua. Eu também.
Ralei menos de uma cenoura pequena direto nesse pote. Procurei passas e não havia. Achei outra fruta seca, vermelha e pus na água fervendo pra amaciar.

Escorri a água e pus junto com a cenoura. Misturei e pus um pouco de sal. Mais nada. Sabor bem natural e leve.

Na minha experiência, se misturarmos as rodelas de pepino e a cenoura ralada não estamos fazendo uma salada. Estamos apenas misturando os dois vegetais.
A sensação que tenho é que os dois perdem juntos o vigor/sabor que tem separados.
Separados eles são mais atraentes. Experimentem e me contem!


 4.Traga para a mesa outros alimentos que complementarão a salada, aumentando o sabor dela
    Esses alimentos podem ser independentes da salada, não adicionados a ela, mas trazidos juntos à mesa para serem comidos junto com ela.
Por exemplo, uma geléia que combine ou hummus(pasta libanesa feita de grão de bico) ou um queijo ou banana da terra cozida

 No supermercado tinha tido vontade de comprar hummus. Procurei e achei com pimenta vermelha, com algo verde, com algo roxo. Continuei e achei o tradicional e comprei. Delicioso!
Peguei também um pão com fermento natural que leva queijo parmeson e nunca tinha visto. Quis experimentar e cantou com a salada e hummus.
Eu gosto de comer primeiro a salada e acompanhamentos e hoje amei todas as minhas escolhas.

 Se a mistura for feita no prato, cada um pode fazer a mistura de sua maneira.


Esses foram alguns conceitos básicos para iniciantes fazerem saladas no dia a dia. Com o tempo vão descobrir o que funciona para vocês.
Dúvidas quanto às ideias apresentadas? Divida-as comigo! Vamos falar sobre.

Querem saber o que foi nosso prato principal hoje? O chefe foi o Ari, meu marido. Olhaí nas fotos. Estava tudo muuuito bom!
 Saindo do forno
 Na travessa
 Na mesa   É truta!
 Batata assada como eu gosto: azeite, sal,erva,bem tostada e macia.

Gratidão, Senhor, por todas as maravilhas que Vós trazeis para a nossa vida!

Abraço caloroso,
Alzira Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário