domingo, 24 de setembro de 2017

MAIS HISTÓRIAS EM ESTOCOLMO:AVENTURAS COM MAMÃE E MINHAS IRMÃS!!!!!!! QUANDO IMAGINARIA EU ISSO?? FOTOS


 Mamãe pensativa na sorveteria


Lucy e mamãe na sorveteria, depois de um delicioso sorvete de uma determinada noz(esqueci o nome!)

Nesse dia da sorveteria fomos a Sodermalm, à Hornsgatan, rua em que tivemos o primeiro ap., para comprar sal que pode ser moído na hora. Tinha certeza que encontraria esse sal lá no Hemkop. Andamos por lá, comprei várias coisas nesse supermercado, perguntei pelo sal, funcionários me informaram, mas não havia sal grosso no moedor. Não comprei.
Comprei um pacote de chips de diferentes vegetais e abri pra comermos na rua. Sentamos num banco na rua e comemos. Apareceu um senhor que se sentou e perguntou de onde éramos. Andamos mais pela rua. Vimos a loja africana e mamãe não quis entrar.
Quando chegamos à sorveteria ela quis entrar e Lucy nos convidou para um sorvete. O meu estava bom como sempre. O delas estava delicioso! Lembrei! Era de macadâmia. Vou voltar lá pra ver se repetem! Amei!
De lá voltamos pra casa sem sal. Mas ainda tínhamos em casa. Tentei comprar e vários lugares e não consegui . Desisti e comprei esse abaixo, bom, mas não o que eu queria.


 E em Itaperuna, onde mamãe mora no Brasil, compro facilmente em vários locais da rua 10 de Maio, perto da casa dela.
Que programa comprar sal em Estocolmo!





Estocolmo, 21/09/2017

Mamãe não gosta muito de sair de casa, mas eu a convenci a ir comigo na terça até uma galeria em Fridhemsplan.
Ela não se interessou por nada e me esperou do lado de fora do supermercado Coop, onde aproveitei para comprar algo que faltava em casa.
Na volta,  o trajeto do ônibus tinha mudado um pouco e fomos para o local atual do ponto.
Esperamos. O 50 veio e entramos.
De Fridhemsplan até nossa casa há apenas um ponto antes do meu.Chegando ao meu, para surpresa nossa, o ônibus não parou, apesar do "stop" escrito no painel luminoso dele.
Descemos no próximo ponto, ayravessamos a rua e esperamos que o ônibus voltasse para pegá-lo. Foi a primeira vez que me aconteceu isso aqui.

No dia seguinte fomos passear de ônibus número 3 pra mamãe ver a beleza da cidade. Vi um Lidl e convidei mamãe pra descermos pra irmos a esse supermercado. Fomos. A primeira coisa que ela viu foi o alface americano de que ela gosta. Compramos. Depois fomos procurar o ponto do 3 para voltarmos. Compramos também abobrinha verde e fizemos os dois para o almoço, como nas fotos acima.

Chegaram minhas duas irmãs, Lucy e Elizabeth.
Numa tarde insisti pra irmos até Hornsberg Strand para vermos o por de sol. Lucy foi com o cartão do Ari e emprestou o dela pra Elizabeth.
O senhor que me vendera o cartão da Lucy me disse que cada viagem valia 1 hora e 15 minutos e custava 20 coroas. Ok.Quando Elizabeth usou o cartão da Lucy lá havia apenas 10 coroas, quantia insuficiente para uma viagem. Não entendemos nada. Por quê o dinheiro sumira se não tinha sido usado? Mistério! E todas olhando para mim, moradora da cidade que comprara o cartão e não sabia explicar o acontecido.
Fui ao metrô no outro dia me informar com o funcionário que estava no guichê; era o mesmo que tinha me vendido o cartão e já me conhecia de outras compras. Expliquei a ele o acontecido e que não compreendíamos o porquê.
Ele pediu para ver o cartão(Havia aqui 2 cores de cartão: azul claro e azul escuro. Azul escuro para mais de 65 anos. Faz um tempo notei que o azul claro sumiu.). Pos na máquina, olhou e me disse: Nesse cartão está impresso virtualmente a palavra "vuxen"(adulto), por isso cada viagem custa 30. Foi o que sua irmã pagou. Agora vou mudar para "pensionar"( aposentada) e aí sua irmã vai pagar 20 coroas por viagem.
Dei para ele o cartão da Elizabeth , ele pos os 100 coroas e me lembrou que no dela precisava estar "vuxen" e ela pagaria 30 coroas por viagem. 
UF!!!!! Mistério resolvido! Vou usá-lo para as próximas visitas!
Abraço grande.
Alzira


Nenhum comentário:

Postar um comentário