domingo, 15 de julho de 2018

ENCONTRANDO O FINLANDÊS QUE ACHOU A ESPADA VIKING DE 1000 ANOS EM LOPPI FOTOS




Loppi,16/07/2018

Semana passada saímos para caminhar e havia alguém com um trator para limpar a estrada perto aqui do chalé. Ari achou que era um amigo dele. Desceu para ir ver e era mesmo  Tuomas.Ele tem um terreno aqui perto do chalé e se responsabiliza pela conservação da estrada, por cortar as plantas e árvores que precisam ser cortadas no caminho.
Conversaram, eu fui lá falar com ele e o convidamos para tomar café conosco depois da nossa caminhada.
Caminhamos na Reserva Natural aqui perto, fomos ao supermercado comprar o que precisávamos para o café e chegamos junto com ele ao chalé.


Conversando fiquei sabendo que ele era a pessoa que havia encontrado a espada viking à beira do lago onde a casa dele está.
Ele teve a ideia de procurar algo desse tipo no terreno da casa por causa da localização desse lago em relação aos outros lagos e aos rios. Segundo Ari me explicou, olhando o mapa dá para ver um possível roteiro para se chegar até o lago perto do qual a casa dele está.E foi o que deve ter acontecido, já que ele realmente descobriu vestígios de estada dos vikings exatamente no terreno dele!

ROTEIRO PROVÁVEL DOS VIKINGS ATÉ O LAGO DE LOPPI, À BEIRA DO QUAL ESTÁ A CASA DE TUOMAS

Os Vikings vieram da Suécia para a Finlândia navegando pelo Bothnian Sea(Mar Botniano?) até Pori.
Em Pori entraram no rio Kokemäenjoki.
Foram então de Pori para Kokemäki; de lá para Sastamala; depois para Nokia. De Nokia para Tampere.
De Tampere para Hämeenlinna e depois para Janakalla. A seguir Tervakoski e finalmente Loppi.
Navegando sempre pelo rio Kokemäenjoki(joki é rio em finlandês), que nasce em Loppi e por isso era o ponto final.
Como há ligação entre esse rio e alguns lagos da região(onde há muuuuitos lagos!), os vikings chegaram então até o Loppijärvi(Lago de Loppi),  à beira do qual Tuomas Pietilä construiu sua casa alguns muitos séculos depois dessa viagem dos vikings.

Continuando então com o relato de Tuomas.
Quando ele viu que havia algo, segundo contou aqui durante o café, informou imediatamente ao órgão finlandês responsável por achados arqueológicos e foi  enviado um grupo para retirar o objeto, uma espada, de maneira apropriada, sem causar danos.

Como isso aconteceu no ano passado, a espada ainda está sendo restaurada para poder ser exposta no Museu Nacional da Finlândia.

Tuomas faz parte de um grupo que é responsável pela conservação/organização de outras regiões aqui e quando caminhamos pelo Komio, o Parque Nacional aqui perto, encontramos uma ponte e outras construções mais simples, todas construídas para facilitarem a caminhada por essa área bonita de florestas e lagos.
Fotografamos a ponte.
 Lembrei daquela ponte que o Van Gogh pintou.

 Aqui o nome das pessoas que planejaram e construíram a ponte

 
Esse lago,cujo nome é Iso-Melkutin, fica no Komio, é grande, de águas limpíssimas, chão de areia clara como podem ver na foto.
Gratidão ao Tuomas e a todos que trabalham para conservar essa área e para tornar mais confortável e possível a caminhada por lá.Tantas pessoas trabalham anonimamente para termos as possibilidades que temos na vida. A todos eles nossa gratidão.
Vamos esperar a espada chegar ao museu para irmos lá vê-la devidamente colocada em seu lugar.
Gratidão pela visita, Tuomas. Foi muito bom encontrar você e ver você e Ari rindo juntos, lembrando do tempo de escola e das caminhadas pela Reserva Natural, antes que ela tivesse esse nome. Gratidão por compartilhar sua história, suas fotos.Esperamos revê-lo em outras visitas a Loppi. Ou, quem sabe?, nessa mesma.
Abraço caloroso para todos.
Alzira

Nenhum comentário:

Postar um comentário