terça-feira, 13 de outubro de 2015

FINLÂNDIA: AVENTURAS COM SOL NO FIM DE SEMANA APROVEITANDO O OUTONO!



 As construções de madeira ,que ficam dentro do lago e que servem pra pegar sol e pra andar até a escada que leva pra água, foram todas retiradas da água e deixadas sobre a grama na beira do lago.

No inverno tudo vai ficar coberto pela neve que atinge a altura de vários centímetros.






Estocolmo,13/10/2015

Na sexta no navio fomos jantar num restaurante muito simpático na Promenade e vimos todo o tempo a maravilhosa paisagem lá fora com um céu belíssimo no fim da tarde.

Nossa mesa não era na janela, mas perto e dava pra vermos bem.

Eu comi peixe com batatas cozidas(filé de peixe branco que vem como um rolo) e bebi vinho branco sem álcool; Ari comeu pato com um acompanhamento misturado que ele amou e bebeu vinho tinto.

De lá fomos ao Freeshop(enorme o do navio, com várias marcas de produtos de beleza feminina e masculina e muitos outros produtos de várias nacionalidades) pra comprarmos vinho e vários tipos de balas pra levarmos pro pessoal na Finlândia.Adoraram a ideia.

Fomos dormir às 19:00, os dois cansados. Acordamos, saímos de carro do navio e fomos direto pro chalé de verão. O programa lá era organizar e limpar para a chegada do inverno: folhas do chão e do teto do chalé. Peguei o ancinho e varri folhas das árvores que caem no outono. Em mais de 25 anos com o Ari essa é a primeira vez que participo desse tipo de trabalho lá. Ari amou estar lá e partyicipar com Mauri e Anne que sempre fazem esse serviço de organização do chalé, apesar de eles praticamente não ficarem lá porque Mauri é filho único e eles sempre ficam no chalé da família dele.

Lembram das fotos que postei do chalé durante o verão?







Visitamos a mãe dele 2 vezes durante o dia em Loppi, cidade em que fica o chalé. À tarde fomos pra Helsunki e Anne nos preparou uma deliciosa sopa de peixe com salmão, peixe branco e camarão. Fumegante! Huuum! Vou preparar a mesma aqui na sexta pra nós 2 e algumas amigas! Depois dou receita.

Antes passamos pela Stockmann, loja de departamento, que tinha ¨ Hullut Paivat¨(Dias doidos, c/ liquidação enorme) e compramos umas poucas coisas pra presente no Brasil.

A história continua na próxima postagem! Aguardem!

Abraços.
Alzira

2 comentários:

Unknown disse...

Lindo lugar... Conseguistes transmitir a paz e a alegria para mim. Beijos, Rosangela.

Visualize Criativa disse...

Que bom, Rosangela!
Abraços.
Alzira

Postar um comentário