terça-feira, 22 de agosto de 2017

"A SEGUNDA MILHA": COMO MEU APOIO É ÚTIL SEM FERIR?


Resultado de imagem para Duas pessoas caminhando juntasA SEGUNDA MILHA

E se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas”.
Jesus – Mateus, 5:41


As milhas a que se reportam os ensinamentos do Mestre são aquelas de nossa jornada espiritual, no processo de elevação, cada dia.
Aprende a ceder para os outros, se desejas realmente ajudar.
Não regenerarás o criminoso atormentando-lhe o campo íntimo com chibatadas verbais, não corrigirás o transviado à força de imposições humilhantes e nem conquistarás a confiança curativa do enfermo,aprofundando-lhes as próprias chagas.
Em qualquer problema que alcance as raízes da alma, é imprescindível penetrar o núcleo vivo de elaboração do pensamento e aí depositar a bendita semente da simpatia, a favor da solução necessária.
Vencer sem convencer é consolidar a discórdia.
Indispensável marchar em companhia dos outros, onde os outros lutam e choram, a fim de que possamos
ampará-los com eficiência.
Quem poderia entender o Cristo se o Mestre, longe de descer à Terra, usasse uma tribuna de luz, dirigindo-se
do Céu distante aos homens?
Para a renovação de sentimentos alheios, única medida suscetível de estabelecer o progresso espiritual e fundamentar a paz, é imprescindível aprendamos a caminhar com os semelhantes no terreno das concepções que esposam para que a discussão esterilizante não elimine os embriões de fraternidade e confiança que prometem a vitória do amor e da luz.
Não basta, porém, concordar secamente, como quem se desvencilha de um fardo desagradável. É preciso“caminhar com o próximo”, confraternizando. Ainda mesmo quando estejamos em companhia de um delinqüente, adotemos por guia a piedade edificante, que auxilia sem qualquer exteriorização de superioridade.


Resultado de imagem para Uma pessoa sofredora sendo ajudada

Deixa que teu irmão te confie os próprios amargores, sem mágoa, sem espanto e sem revolta. Estende as mãos seguras e bondosas aos que tombaram. Aprende a descer para ajudar. E então a tua voz será
convenientemente ouvida, porque terás caminhado, em benefício do companheiro ignorante, fraco, perturbado ou sofredor, aquela "segunda milha" das eternas lições de luz.


Livro Cartas do coração  Ed. Lake  Chico Xavier-Emmanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário