domingo, 23 de outubro de 2016

LEMBRANDO INGE MATTIAT GRANDE AMIGA NOSSA DE AACHEN QUE NOSSAS BÊNÇÂOS CHEGUEM ATÉ ELA EM SUA NOVA MORADA




Comprei esses lírios que eu amo para enfeitar a casa essa semana pra quem aqui viesse: o grupo de leitura na quinta, Ari que voltava da Alemanha no mesmo dia e eu que já estava aqui.


Na sexta eles começaram a se abrir e eu fiquei feliz e muito agradecida por mais uma vez ter lírios em casa e poder vê-los se abrirem e sentir como enchem a casa com seu perfume maravilhoso. Eu me senti imensamente grata por tudo isso. Parece pequena coisa, mas não é . É muito grande e merece toda a minha gratidão: posso ver e sentir o perfume, posso comprar os lírios, tenho uma casa que amo onde posso apreciar os lírios, laptop pra escrever sobre... E melhor, leitores interessados que me leem e amigos para recoradar com saudade e energia para mandar boas vibrações e bênçãos para eles. Gratidão Senhor.

E fiquei olhando pra eles feliz, comentei com Ari que eles estavam se abrindo, mas eu "sentia" que havia algo mais que isso no ar com a abertura dos lírios. De repente me lembrei da Inge, Inge Mattiat, que, graças a Ana Maria Moulin e ao talento dela de conectar pessoas, conheci em Aachen e convivemos por alguns anos, durante o tempo que moramos em Aachen.
Inge era uma mulher alta, bonita,com muita energia e alegria de viver. muita boa vontade para apoiar outras pessoas e intelectualmente curiosa. Gostava de viajar e isso fazia muitas vezes com sua amiga, Monika Thiel, Momo, que se tornou nossa amiga e com a qual temos ligação.

Sobre Inge e nosso tempo juntas em Aachen posso contar muitas histórias. Mas hoje lembrei dela por causa dos lírios e dos lírios brancos, exatamente os que temos agora aqui ao meu lado perfumando a sala e nossa vida. E por que me lembro dela? Eu conto.

Quando voltamos pra Aachen vindo de São Paulo de mudança, moramos num apartamento grande de cômodos grandes,pé direito alto, antigo(sem elevador), tombado pelo patrimônio histórico,cheio de janelas que o tornavam cheio de luz, num prédio de esquina , muito bonito, em Frankbergviertel em Aachen e que havia sido todo reformado no interios antes de nós nos mudarmos. Ficaram alguns detalhes importantes por fazer e Ari e Herr Jakob se incumbiram disso. Para a orientação dos trabalhos contei com o sãbio e bem informado apoio da nossa amiga Ivone Maciel.

 Pois na primeira vez que convidamos Momo e Inge para almoçarem conosco, Inge chegou com uma braçada de lírios brancos e nos disse: " Passei um bom tempo pensando sobre as flores que seriam as certas para essa casa nova de vocês e cheguei à conclusão de que a melhor são os lírios brancos." E realmente os lírios maravilhosos que ela tinha trazido, com seus cabos longos, suas maravilhosas enormes flores, combinaram perfeitamente porque ambos, apartamento e flores, eram imponentes e bonitos e o ambiente floresceu com a presença dos lírios, com a energia e carinho dessas palavras da Inge,com o amor que ela pos na intenção de trazer uma beleza que correspondesse à beleza que ela via na nossa casa. Eles ficaram lá dentro do vaso sobre a pedra no meio da nossa vitrine antiga como se lá fosse o lugar feito para eles. E até hoje ficam muitas vezes lá.

E esses de hoje se tornaram uma homenagem para a Inge, desejando que ela esteja rodeada de amigos no mundo espiritual onde vive agora. Eu tenho certeza disso; com sua espontaneidade, boa vontade, simpatia e vontade de fazer amigos ela rapidamente faz contatos onde quer que chegue.

Pequena carta à Inge
Gratidão pelo tempo que nos foi permitido conviver durante essa nossa permanência/vida na Alemanha; você contribuiu enormemente para torná-la mais interessante e mais movimentada.Gratidão por todos nossos encontros que foram muitos. Gratidão por tudo que curtimos e aprendemos juntas e juntos. Gratidão por todas as vezes em que nos sentamos à mesa juntos/juntas, na sua casa, na nossa ou em restaurante; foi sempre cheio de coisas interessantes para contar.

Gratidão pelos presentes que trocamos, concretos ou não;gratidão pelo apoio;gratidão por você ter sido a pessoa que foi;gratidão por embelezar nossa vida com sua presença amiga. Que chegue agora até você a chuva de bênçãos que te envio, bem forte para cobrir todo seu amoroso ser.
Abraço grande de sua amiga
Alzira Maria

P.S.: E aqui em Estocolmo ganhei várias vezes lírios da amiga, Angela, na cor laranja, maravilhosos.
 



9 comentários:

Laura C disse...

Que linda homenagem Alzira!!!
Também adoro os lírios brancos!
Abracos

Visualize Criativa disse...

Oi bom dia Alzira, essa história dos lírios e muito bonita , d'uma riqueza impressionnante. Obrigada 🙏🏼

Pierre DE LAUSANNE . Ciao 👋🏼

Visualize Criativa disse...

Foi uma feliz recordação essa, Laura!
Abraços.
Alzira

Angela Bittencourt disse...

Que post lindo e carinhoso! Sensibilidade, beleza, amorosidade, carinho por quem tocou fundo seu coração! Deus abençoe e preencha seu lar com lírios da paz! Gratidão por compartilhar sua sensibilidade conosco! Abraços
Angela

Visualize Criativa disse...

Foi realmente uma volta ao momento. Posso vê-la e ouvi-la falando a frase com o buquê enorme de lírios que estava tirando do papel.
O gesto dela e a fala foram de muita delicadeza.
E o apartamento era mesmo uma preciosidade. Foi um presente morarmos naquela casa, naquele bairro, naquela cidade, naquele país. Foi um tempo maravilhoso.
GRATIDÃO. GRATIDÃO. GRATIDÃO.
Abraços.
Alzira

Ana Paula disse...

Bom dia, Alzira!

Lindos lírios e belíssima homenagem!!!

Eu também amo os lírios, pelo seu perfume e beleza e também pelos seus significados, que andei pesquisando recentemente: de modo geral, o lírio representa a pureza e inocência, assim como uma conexão espiritual. E é também considerado a flor do amor, da felicidade, da alegria, da prosperidade e da amizade.

Portanto, não poderia haver melhor homenagem a se fazer, minha querida! Muita paz e luz no seu lindo coração!

Um grande abraço,

Ana Paula - Belo Horizonte

Visualize Criativa disse...

Obrigada por dividir suas descobertas, Ana Paula!
Publiquei essas outras fotos em que estão mais abertos. Eles estão agora lindos e perfumados.
Abraço grande.
Alzira

Unknown disse...

Maravilha Alzira... Conseguiste transmitir muito sentimento bom nesta homenagem que fizestes a tua grande amiga. Beijos

Visualize Criativa disse...

Obrigada por me dizer.

Postar um comentário