terça-feira, 29 de março de 2016

BRASIL: GRATIDÃO ÚLTIMO DIA NO JARDIM DE MAMÃE FOTOS

                           
                      No jardim de mamãe( Foto Alzira Boechat)

GRATIDAO!
Gratidão por mais esse dia dos quase 30 que passei no " quintal de mamãe" com ela, meus, irmãos, meus sobrinhos e sobrinhas, meus sobrinhos netos e sobrinha neta.


Gratidão a todos/as que se organizaram para estarem aqui com mamãe e com quem pode vir visitá-la nessa fase de recuperação.

Gratidão ao Ari por ter apoiado minha vinda e por ter encontrado rapidamente a passagem ideal para eu chegar rapidamente ao Brasil.


Gratidão à Isabel que torceu para eu chegar a tempo de viajar no mesmo ônibus que ela e me faz companhia na viagem. Gratidão à Isabela que me recebeu na casa dela antes do ônibus.

Gratidão aos médicos que trataram dela, direta ou indiretamente. De alguns não sei o nome.
Gratidão à Roberta Picanço Siqueira, ao Sávio Boechat Siqueira, ao Alexandre Boechat Siqueira. Ela é médica de mamãe. Os dois são netos e médicos; dão sempre apoio logístico no hospital e fora dele.
Gratidão à Fabiana, secretária do Sávio, sempre nos apoiando. E é conterrânea de mamãe, vem de Natividade.
Gratidão à Maria Irene Tinoco pela orientação quanto ao tratamento do  braço; gratidão à tia Darcy e Maria Francisca pela info sobre creme .

Gratidão a todos que ficaram na retaguarda cuidando da casa e dos almoços/jantares/cafés durante todos esses dias para tanta gente que esteve e passou por aqui. Gratidão especial à Marly e Graça.

Gratidão à Margareth e Mirtes que se prontificaram a usar os conhecimentos delas para alisarmos rapidamente a parede do corredor.

Gratidão à Marly e Mirtes pela organização do que se fazia necessário, chamando as pessoas certas, telefonando para os locais certos: mesmo em domingos e feriados conseguiam trazer lá água, consertador de descarga, arrumador de geladeira... Eficiência incrível!

Gratidão a todas as minhas irmãs e irmãos que se prontificaram a, de perto ou de longe, usar os talentos para contribuírem na situação.

Gratidão a todos que vibraram, oraram e visualizaram o bem estar e restabelecimento de mamãe.
Sei que muitos fizeram isso.
 

Gratidão pela aceitação imediata de parte dela , dos familiares e amigos em relação às mudanças de hábito que ela precisou fazer. Nem sempre é fácil.
Por exemplo, deitar para descansar depois do almoço. Mamãe aceitou e integrou à rotina. E as visitas entenderam que não podíamos acordá-la.


Para mim e para todos que convivem com mamãe, é diferente vê-la nessa situação porque ela nunca teve problemas de saúde antes, atravessou 10 vezes uma gravidez sem fazer comentários sobre e sem reclamações. E é uma bênção que tenha se restabelecido tão rápido, mas é bom não esquecermos que , segundo Roberta, ela precisa de 3 meses de atenção para realmente ficar bem.

É muita gente na família, todos interessados no bem estar da mãe, avó, tia, irmã,sogra, cunhada e o movimento é grande na casa. É normal que se receie que o movimento seja muito para ela em recuperação. Mesmo que cada um saiba o limite a respeitar para não prejudicá-la, o movimento é grande.
E dessa vez ela reconheceu o limite dela e saía do movimento para descansar.


ACIMA: Fotos no jardim de mamãe(Alzira Boechat)

Sei que a presença de muitas pessoas da família contribuíram energética e emocionalmente para o restabelecimento dela porque o melhor remédio é o amor e isso ela recebeu em grande dose de todos. Tenho certeza disso.

 
E continuo a pensar que é importante que nos lembremos sempre de respeitar os limites dela, todos eles, para ela conseguir ficar bem e ter qualidade de vida nessa fase da vida.

Repito que tenho certeza que todos na família estão conscientes da importância disso na vida dela e de todos nós agora.

Eu fiquei feliz em ver que o susto que ela levou com essa segunda internação deu a ela consciência da necessidade de se cuidar como é saudável para ela agora, inclusive mudando hábitos alimentares: comer mais leve, sem gordura. É um desafio que vale a pena enfrentar.



Gratidão à mamãe por sua coragem e perseverança nessa fase de readaptação. Vale a pena a longo prazo!

Abraços.
Alzira

    8 comentários:

    Angela Bittencourt disse...

    Que lindo, Alzira! Sua mãe é muito forte! Gratidão por compartilhar conosco esses momentos de alegria ao lado de seus familiares. Amei a bouganville, morro de paixão pelas flores desse arbusto. Abraços

    Visualize Criativa disse...

    Angela, foi um mês intenso de muitas aprendizagens, muita curtição com todos que lá estiveram; e principalmente um tempo para sentar e ficar com mamãe e com a família.
    Um mês abençoado!
    Obrigada por fazer parte.
    Abraços.
    Alzira

    Unknown disse...

    A vida sempre está a nos ensinar e a gratidão que manifestas em seu coração é a certeza de que estás a aprender. A maneira de encarar as dificuldades é a grande lição. Beijos e boa sorte para você, para mamãe e toda esta família linda que espalha sementes de Amor pelo mundo afora. Rosangela.

    Visualize Criativa disse...

    Obrigada pelo apoio de sempre, Rosangela.
    Quando nos encontramos?
    Abraços.
    Alzira

    Visualize Criativa disse...

    Querida Alzira,
    já li e reli e chorei de emoção por tudo que relatastes....é lindo demais!
    Quanto carinho, dedicação e agradecimento por estes momentos que estão sendo vencidos e recuperados....
    Deus e Todos os Seus Ajudantes estejam lá apoiando vocês em todas as situações. Que dos Ajudantes Celestiais para os ajudantes terrestres seja enviada a maior luz de energia e amor para refortalecer a já existente.
    Todos fabulosos....e viva o Ari pelo apoio!...Obrigada Alzira por nós deixar participar com orações e desejos de muita energia para o melhor!
    Que tua mãezinha logo esteja em plena forma cotidiana.
    Agradeço também as lindíssimas fotos das flores do jardim, maravilhosas....
    Deus te elumine nesta jornada....
    Com meu carinho, Ana Maria.

    Visualize Criativa disse...

    Querida Ana Maria

    Você sempre atenciosa e carinhosa, apoiando os meus rabiscos pela vida.
    Esse mês em Itaperuna foi pura maravilha e muita aprendizagem.
    Gostei demais de acordar cada manhã lá e estar com mamãe e minhas irmãs e demais familiares.
    Exercício necessário prestar atenção quando e como falar/calar. Estou longe de acertar sempre, mas muito mais perto do que antes. Continuo no caminho...
    Recebi seu outro email e vou responder.
    Obrigada pelas orações.
    Chuva de bênçãos.
    Alzira

    Visualize Criativa disse...

    Oi, Alzira querida
    Tudo bem?
    Que menina mais serelepe!!
    Tinha visto apenas seu dia de chegada na sua casa..,ainda não tinha conseguido "abrir" o jardim de sua mãe!
    Nossa, quanta coisa acontecendo..que "viagem" maravilhosa dentro de sua família..que época importante, gostosa, rodeado de carinho, orações e do encontro com sua mãe!
    Como é árduo às vezes ( uma mãe pode ser ) mas, certamente é de onde o nosso amor começou!
    Fiquei sem fôlego com seu primeiro dia...não consegui te acompanhar! Ainda bem que estava lendo ( sentada ) sobre seu dia.
    Quanto carinho recebido!
    Tenho a impressão que merece cada um deles!
    Muitos beijinhos e boas aulas,
    Angela
    Ps.adorei o jardim de sua mãe! E tb de ver vc com ela.
    A.P.

    Visualize Criativa disse...

    Oi A. querida

    Foi mesmo um mês maravilhoso cheio de emoções e de encontros; muitos de nossos familiares estiveram lá.
    O quintal de mamãe é uma bênção que está na nossa família desde meu bisavô paterno(pai da mãe do meu pai). Sempre digo à mamãe que podermos desfrutar desse jardim no meio da cidade é um privilégio que, com certeza, merecemos.

    As plantas estão lindas e há uma cabana aberta no meio onde fazemos as refeições, conversamos em volta da mesa, jogamos... Papai construiu essa cabana 2 vezes e essa última uma das minhas irmãs, Ivanda, construiu.

    Eu vim embora, mas mamãe e algumas irmãs continuam lá no movimento!
    Obrigada por escrever.
    Abraço grande.
    Alzira

    Postar um comentário